Não é novidade, mas é importante lembrar que isso está acontecendo agora!
A Cambridge Analytica, empresa que usou de psicologia comportamental com base em grandes bases de dados na campanha de Trump está instalada em São Paulo e atua no Brasil desde março de 2017.
O método da empresa é voltado para campanhas pagas nas redes sociais, que antes eram proibidas e passaram a valer com a reforma política sancionada por Temer em outubro deste ano. Esse tipo de campanha permite que um candidato “impulsione posts”, ou seja, pague para ter mais exposição a determinados usuários.
Isso permite que campanhas políticas sejam feitas sob medida e direcionadas para cada perfil de leitor de acordo com sua personalidade.
Qualquer pessoa que viva nos centros urbanos nos últimos tempos conhece o termo Big Data. O termo indica, basicamente, um grande armazém de dados, onde tudo que fazemos, dentro e fora da internet, deixa rastros digitais. Cada compra, cada busca , cada movimento, cada “curtida” são armazenados nas bases de dados das empresas que depois vendem seus dados, o que é permitido pela legislação norte americana, e pelos termos de uso que você aceitou para utilizar a rede social em questão